segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CONTINUAÇÃO PARTE 3

Bom gente mais uma dica do livro Chega de Dieta da Daniela Jakubowicz que achei legal e vou postar para vcs.

Eu faço da forma como o livro explica, como doces somente de manhã. Já consigo me controlar melhor e não associo mais doces com estado de alegria. Acho que comer doces de manhã ( pasta de Avelã, um pedaço de bolo de chocolate, que adoro RSSS etc...) temos um maior possibilidade ao longo do dia de queimar essa caloria. Além do mais, por experiencia propria, ajuda sim , ao final do dia a não se sentir tanto atraida pelos doces ou farináceos no periodo noturno aonde mais a gente engorda.

Também não posso deixar de falar que hoje esse meu controle por doces também se deve por um auto-conhecimento sobre mim que não tinha antes. Me conheço mais e consequentemente me controlo mais !. Aprendi e estou aprendendo a controlar melhor minhas emoções. Fatos que me ajudam a superar a minha luta com a balança.


***********************************************************************************

A DIETA DEVE CONTROLAR A ATRAÇÃO POR DOCES E FARINÁCEOS.


Há pessoas que pensam que as oscilações da serotonina cerebral são a essência do vício e a causa principal que leva um indivíduo á obesidade. Nesse sentido, é totalmente ilusório que leva um indivíduo pensar que um obeso possa cumprir uma dieta de baixas calorias a longo prazo sem controlar as forças viciadoras e, menos ainda, que essa dieta possa resolver um problema tão complexo por muito tempo.


o obso é ,sem sombra de dúvidas, um viciado. Não esplicar-lhe que deve comer menos; na verdade, o obeso não como porque quer, mas sim porque as forças viciadoras o dominam. Se ess vício não for controlado, o paciente não fará a dieta, pois as forças viciadoras, mais cedo ou mais tarde, vão empurrá-lo a comer doces e farináceos.


As dietas restritas não incluem o consumo de doce nem chocolates, nem outros alimentos necessários pra menter a serotonina alta e controlar o vício. Por isso, a dieta para o obeso deve ter como objetivo o controle do vício e das forças que o levam a comer.


SIMILAR AO TRATAMENTO DE UM ALCOÓLATRA


O objetivo do tratamento de um alcoólatra não é explicar que a bebida faz mal, pois ele sabe disso. Como ocorre com o alcoólatra, cujo tratamento deve conseguir que ele não sinta provocado pela bebida, a dieta do obeso, deve conseguir que, á tarde, quando ele veja farináceos, pães ou chocolates, não se sinta tentado a comê-los, mas que olhe esses alimentos com indiferença, como se fossem de plástico. Só assim podemos esperar bons resultados a longo prazo.


CONTROLE DO VÍCIO


Está comprovado que a trsitez, a angustia e a vontade descontrolada de comer farináceos ou doces à tarde podem ser controladas se comermos carboidratos ou doces epla manhã. Isso acontece porque o consumo matutino de barboidratos, e especialmente d chocolates, como dissenis, mantem os niveis de serotonina altos durantes todo o dia. Se pudermos evitar sua diminuição á tarde, os impulsos pelos farináceos também diminuirão.


Por outro lado, os efeitos antidepressivos, de alegria e de sedação que acontecem quando comemos docinhos ou pães à tarde, não ocorrem pela manhã. Simplesment ingerimos algum farináceo ou doce sem essa conotação especial e sm o vinculo antidepressivo que têm quando ingerido á tarde. Ocorre parecem que os doces parecem ser menos saborosos de manhã que á tarde.


Se comermos carboidratos pela manhã, isso muda nosso diagrama mental sobre os doces, pois á tarde já não os veremos com tanto desejo, já não pensamos neles como algo estremamente delicioso, nem os associaremos a efeitos sedativos ou aintidepressivos.


***********************************************************************************

6 comentários:

Silmara Sanro disse...

Pois é, não é que acabei indo para o bar, ontem á noite comprar doces, desta vez, foi a minha mãe que pediu, eu fiquei sem reação quando ela me pediu para ir e na hora me lembrei do que tinha lido aqui no seu blog, foi niver da minha mãe fiquei sem graça de dizer não, afff, mas nada de cair na tentação outra vez, preciso me controlar,não vou deixar de comer doces, mas preciso estabelecer limites e horários, para ter melhor resultados. Gostei do post, mas da próxima vez que me lembrar dele será para me policiar. Abs

Conquistando Sonhos disse...

Nossa, achei maravilhosa essa parte que fala em comer um pedaço pela manhã, nunca tinha pensado nisso!!

É a primeira vez que te visito, mas amei seu blog, suas dicas e materias são muito interessante, vou te linkar ok?!

Beijos

aaa disse...

posso até aprender a me controlar melhor,mas sei que nunca verei uma bomba de chocolate como se fosse de plástico! *rsrsrs* ;D
mas essa dica de comer um "doce" pela manhã é muito boa né,é diferente mesmo quando a gente come um "purpurinado" pela manhã...eu não sinto tanta culpa quando tomo um chocolate quente,por exemplo! ^^

beijos ;*
se cuidaaa

Vivi recomeçando, reaprendendo e blogando! disse...

Oi amiga, obrigada pelos comentários, vc tem me dado muito força, espero estar te ajudando tbém, essa união que temos pelos blogs é maravilhosa.
E esses txts tem sido de grande ajuda.
bjocas

Anônimo disse...

Adorei... estou justamente testando algo parecido (porque não estou comendo doces e os carboidratos estão presentes de manhã e no almoço, daí vou diminuindo até que de noite fico na saladinha).

Imprimi para ler melhor e depois comento mais.

Beijos e obrigada por compartilhar!

Silmara Sanro disse...

Pois é, Elaine, é horrível quando não nos sentimos bem em algum lugar, principalmente na academia. Eu entrei duas vezes em uma que tem aqui na minha cidade, é uma academia grande, bem equipada, bem conceituada, tem várias aulas,mas exatamente pelos desfiles de moda que você descreveu no meu blog, e pelos olhares das mulheres que estavam em forma, eu não consegui ficar muito tempo por lá, não me sentia nada a vontade.
Já nessa que entrei agora, vai mais mulheres que lutam com a balança, então não me sinto tão deslocada, a minha única cisma é que tem muito homem,e os aparelhos que eles mais usam ficam perto dos que eu mais uso, dá uma vergonha,rsrs,hoje mesmo, quando eu cheguei (hj fui só) só tinha uma moça magrinha e eu (depois chegou mais)e mais de 20 homens, mas eles são legais, chegam cumprimentando, é uma questão de costume mesmo.
Vou me esforçar para continuar, pois me arrependi muito de ter desistido das outras vezes.
Se possível comece mesmo a frequentar, no meu caso está ajudando a me manter "na linha", na R.A, eu fico pensando no tempo que gasto malhando,e acabo nem querendo comer bobeira.
Abraços e muita força para vc!