sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A vontade exacerbada de comer doces nos obesos.!!


Acho que quando sabemos o que se passa com nós mesmos, temos mais força para enfrentar o desafio de emagrecer. Quero dividir com vcs este texto, pois explica a nossa necessidade exacerbada de comer doces que temos . Conhecer um pouco sobre essa tamanha necessidade poderemos enfrentar com mais força esse desejo por doces e ser mais firme em nossos propósito. Dessa forma, quero todos os dias ir digitando uma pagina por dia desse livro, pois acho que ele pode nos ajudar muito a vencer nossos desafios.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


A SEROTONINA É MAIS ANTIDEPRESSIVA NOS OBESOS!!!


A insulina aumenta quando comemos doces ou farináceos; além de metabolizar açúcar, facilita a entrada de triptofano no cerebro. O triptofano é um aminoácido que, depois de entrar no cerebro, transforma-se em serotonina.

O aumento exagerado de insulina, que ocorre em obesos ao consumirem carboidratos, também provoca elevação mais acentuada da serotonina cerebral e maoir efeito antidepressivo. Isso perpetua o vício em faarináceos e doces que os obesos sentem.


A SEQUENCIA DA SITUAÇÃO VICIADORA

A sequência do vício pode ser vista claramente na história de Rosa, que desde a infância sofria graves problemas de obesidade. Ela raramente tomava café-da-manhã, pois não sentia fome depois de acordar: sentia até náuseas quando via outros tomando café-da-manhã.


Sua aversão era tanta que ia trabalhar em jejum. Ao meio-dia também não tinha muita vontade de comer e almoçava qualquer coisa; porém à tarde, perto das16 horas, tudo mudava:sentia-se inquieta, uma mistura de tristeza e ansiedade e tinha grande vontade de comer doces, pãezinhos, bolachas e chocolates.


Esse impulso viciador, que todas as tardes tomava conta de Rosa, era mais forte do que sua vontade de emagrecer. Todos os farináceos e vá-los, dizia que o docinho "lhe trazia de volta a alma e alegria". Alguns momentos depois de comer os doces, a calma e a felicidade eram interrompidas por sentimentos de culpa.


Rosa não conseguia entender por que comia alimentos que a engordam e se perguntava: "Se quero tanto emagrecer, então por que faço isto? Por que caio nessa Tentação todas as tardes? Por que cometo sempre este mesmo erro?"


Na manhã seguinte, a comida novamente lhe produzia enjôos. Ficava sem comer e prometia a si mesma: "Se esta tarde eu vir um pão doce ou um chocolate, tenho certeza de que nãoi vou chegar perto deles".


Todas as tardes, porém, quebrava a promessa, via um chocolate e já o levava à boca; por mais que sentisse prazer nos primeiros instantes, logo sentia culpa e, pior, cada dia estava mais gorda.


É óbvio que Rosa estava dentro de uma sequência viciadora que a obrigava a ingerir carboidratos Á tarde e que sua obesidade se devia a esse vício.


Interrompia bruscamente as dietas poucas semanas depois de começá-las, comendo doces e bolachas descontroladamente. Quando aumentava a obesidade, começava outra dieta, mas também desistia logo em seguida, comendo farináceos compulsivamente. Rosa sempre suspeitou de que suas dietas exacerbavam seu vícios em doces.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

A historia de Rosa são de muitas Rosas, né?! Hoje após ler este livro ( já li ele até o final, mas só agora resolvi postar alguns trecho dele) melhorei muito com minha vontade de comer doces. Não entendia o porque que quando chegava a noite eu sempre tinha que comer doces e acabava cedendo a vontade e por fim me achava uma fracassada por desisti tão facilmente. Aprendi a tomar café da manhã e comer alimentos que aumentam a produção da serotonina e consequentemente hj consigo me controlar melhor. Li no blog da Rogéria (http://rogeriarodrigues.zip.net/) uma boa dica de café da manhã vou copiar aqui para vcs ver.



... A VERSÃO BRASILEIRA
Pedro Rubens

MEIO MAMÃO PAPAIA55 caloriasFornece boa parte das vitaminas e minerais necessários durante o dia

IOGURTE DESNATADO70 calorias (um pote)Para quem não gosta de iogurte, a opção são dois queijos do tipo polenguinho light

CAFÉ0 caloriaAssim como o chá, o café acelera o metabolismo

PÃO INTEGRAL140 calorias (duas fatias)Substitui o cereal como fonte de fibras

QUEIJO BRANCO45 calorias (uma fatia)Fonte de proteína, assim como o iogurte, pode ser substituído por duas fatias finas de peito de peru

TOTAL: 310 calorias


* Amanha continuo falando sobre isto.


Ontem foi um dia bom de RA so faltou exercicios, mas como estou cansada por estar dando aula dois periodos vou dar um descanso para mim. Gente como é cansativo enhen!!! Um bjs para vc e venham sempre me visitar adoro receber vcs!!!!

4 comentários:

Vivi recomeçando, reaprendendo e blogando! disse...

Estou adorando ler seus txs, se vc puder continuar postando eu agradeço.

Esse negócio de comer a tarde é realmente um problema, mas com força de vontade nós conseguiremos acabar com isso né??!!
E para nós, chega de ser mais uma Rosa né?!!
bjocas

Anônimo disse...

Estou lendo atentamente, imprimi e depois comento direito o texto.

Vou te dar um conselho: justamente por estar dando aula em dois períodos é que vc deveria se exercitar (a sério, numa academia, ou mesmo fazendo uma boa caminhada) porque daí vai ter mais disposição e bem estar.

Digo isso porque senti que meu marido está menos cansado agora que está malhando do que antes que trabalhava as 40 horas e chegava em casa e "descansava". Uma hora de atividade física por dia já fará uma diferença imensa no seu bem estar.

Beijos

Obrigada por compartilhar o texto

Anônimo disse...

Oi Querida, muito obrigada pelos comments no meu blog e desculpa por demorar a dar uma passadinha aqui.

Quanto a serotonina, eu acho que muitos obesos tem dificuldade na recaptação da mesma, o que causa a depressão e, consequentemente, alguma compulsão (neste caso, o de comida). Por isso alguns fazem tratamento com Psiquiatra e precisam, realmente, tomar remédio. Mas aí já não é só a obesidade que conta, vem junto com algum outro problema bem sério.

Um beijão.

Silmara Sanro disse...

Sou louca por doces, nem cogito a idéia de tirá-los da minha vida de uma vez, mas é certo que preciso reduzir muito, tinha época que precisava sair correndo de casa e comprar uma montanha de doces, esses que geralmente vendem em bar, comia até repunar, no outro dia estava eu lá outra vez em busca de um refúgio no bar, era ideal para lidar com a angústia, mas o efeito era, como vc descreveu, passageiro, nas vezes em que decidi ficar sem nenhum doce, tive uma recaída depois de uns dias e comi compulsivamente. Hoje tento substituí-los por frutas e gelatinas diet, só me dou o luxo de comer um, uma vez por semana, para não ficar compulsiva. Gostei da descrição da Rosa.
Boa semana para vc!