quarta-feira, 2 de julho de 2008

O mundo das emoções!!!!

Estava lendo um trecho de um livro e achei muito interessante veja:
"A emoção é um dos grandes enigmas da inteligência. A matemática da emoção não obedece aos princípios da inteligência lógica. Podemos ser ricos financeiramente, mas (...) emocionalmente não. (...) Diariamente pensamos, refletimos, raciocinamos, sentimos solidão, medo, ansiedade, alegria, tranquilidade. (...) Explorar e cuidar carinhosamente desse pequeno e infinito mundo que somos é a nossa grande responsabilidade.
Ninguém come alimento estragado, vencido, contaminado ou com embalagem destruída. Cuidamos da qualidade do que ingerimos e dos produtos e serviços que produzimos. Mas somos péssimos para cuidar de nossa qualidade de vida emocional e intelectual. Não sabemos proteger nossa emoções e gerenciar nossos pensamentos para sermos alegres, serenos, lúcidos. O resultado é que muitas pessoas, apesar de serem livres por fora, são escravas por dentro." ( Revolucine sua Qualidade De Vida - Augusto Curry)

Ao ler este trecho do livro comecei a refletir sobre minha vida. Sou filha única criada junto da vovó e mamãe com todos os mimos possíveis. Meus pais são separados. Cresci sendo super protegida por minha mãe e família. Lembro que no final do ano ganhava tanto presentes dos meus tios e tias que minhas outras primas ficavam morrendo de ciúmes de mim. Eles me levavam para passear (acho que era para suprir a ausência da figura paterna, e pq tinham dó de mim (meus primos riam muito de mim, dizia que era muito feia (era vesga e meus dentes eram bem pra fora). Fui crescendo com esta proteção. Veio a fase adulta, conflitos e problemas vieram e tive que lidar com eles e resolve-los sozinhos. Achei um caminho mais fácil para lidar com isto, passei a comer para tampar o conflito, para esconder a tristeza e para entupir a angustia de comida e não senti-lá. Fui crescendo e sendo escravas dos meus conflitos e problemas, não fui crescendo e desenvolvendo minha inteligência emocional. Hoje quase aos 30, estou com 28, que estou percebendo isto, e desenvolvendo minha inteligência emocional. Falta muito, mais estou conseguindo aos poucos me proteger contra emoções negativas e estou enxergando certa coisas da minha vida com outros olhos. Estou sabendo dimensionar realmente o tamanho dos meus problemas. Resultado hoje, raramente desconto minhas tristezas na alimentação. Claro que ainda vacilo, mais hj eu percebo isto e só o fato de perceber me torna hj uma pessoa mais centrada e forte.
Tenho um objetivo até o final de 2009 quero atingir 50k e vou conseguir e não vou desistir dele, porque hj acima de tudo eu me amo muito!!!! . Quero agradecer a todas as pessoas que estão participando comigo nesta minha caminha e que vem me visitar sempre. A troca de experiência entre nós esta sendo muito importante para mim!! Bjs ficam com Deus!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e de saber um pouco mais sobre você. Quando eu estava com 28 anos, sonhava chegar melhor nos 30 anos... Não consegui, mas agora sei que vou estar bem melhor com 31 (ainda vale né?).

Esse caminho de aprender sobre nossas emoções e refletir sobre a nossa história pessoal é bem interessante e acho que é seguro para quem quer emagrecer e não engordar mais.

Vou favoritar esse post para indicar para as amigas.

Conte comigo.

Silmara Sanro disse...

É a primeira vez que vivito o seu blog e achei muito interessante esses trechos que vc postou sobre as emoções. Gostei muito da reflexão que vc fez à partir de tais trechos. Me identifiquei muito com suas reflexões. Sou extremamente emotiva, tudo me abala, quando digo tudo, digo tudo mesmo, eu sofro até quando estou feliz...a minha tentativa de mudança é recente....pois me lastimar por tudo, não tem me feito nada bem...ainda não encontrei um equilibrio, mas vivo tentando. Passarei aqui mais vezes, ok! Abraços. Silmara http://silsanro.blogspot.com